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04/12/2020

Como vender pelo WhatsApp: dicas para o setor da construção civil


 

celular na mão mostrando app whatsapp

Como vender pelo WhatsApp: dicas para o setor da construção civil

Com o mundo cada vez mais digitalizado, a venda on-line se tornou tendência já há alguns anos. Seja por meio de loja virtual, marketplace ou redes sociais, há várias formas de explorar o comércio on-line – e uma excelente oportunidade no momento é vender pelo WhatsApp.

O segmento da construção civil tem muito a ganhar ao utilizar essa ferramenta. Afinal, as empresas precisam estar presentes onde seus consumidores estão. E, para se ter uma noção do alcance desse aplicativo, segundo o Panorama Mobile Time/Opinion Box, o WhatsApp está instalado em 99% dos celulares no Brasil.

Ou seja, é um prato cheio para que as empresas usem o app como canal de comunicação e de vendas, concorda? Pensando nisso, vamos mostrar algumas dicas de como lojistas do segmento da construção civil podem vender pelo WhatsApp e turbinar os resultados. Confira!

6 dicas importantes para vender pelo WhatsApp

1. Use um número corporativo com o WhatsApp Business

celular na mão

O WhatsApp não é feito apenas para uso pessoal. Prova disso é que o aplicativo tem a versão WhatsApp Business, desenvolvida justamente para as empresas.

Com um número corporativo, seja móvel ou fixo, você pode criar uma conta com informações sobre a loja, como endereço, horário de funcionamento e outros contatos. Você também pode utilizar recursos interessantes como:

  • Respostas automáticas para perguntas mais frequentes;

  • Métricas para avaliar indicadores como quantidade de mensagens enviadas, entregues, lidas, recebidas e respondidas.

Assim, você pode oferecer um atendimento mais ágil, aproximar seus clientes da sua loja e desenvolver melhores estratégias de vendas.

2. Tenha um responsável para o atendimento via aplicativo

Outra dica fundamental é ter uma pessoa específica para atender e vender pelo WhatsApp. Lembre-se que este é um app de mensagem instantânea. E o cliente quer respostas imediatas – seja para tirar dúvidas sobre produtos, pedir informações ou efetivar a compra dos materiais para sua construção ou reforma.

Deixar os mesmos atendentes dos balcões lidarem com a comunicação por aplicativo é um grande erro que pode trazer muitos prejuízos.

Isso porque o vendedor terá de dividir sua atenção em dois canais simultaneamente, gerando demoras, queda na qualidade do atendimento e, por consequência, impactos negativos na experiência de compra do consumidor.

3. Treine o profissional de atendimento e vendas

homem com celular

Usar boas técnicas de vendas na construção civil é necessário tanto física quanto virtualmente. Para isso, é importante treinar o responsável pelo WhatsApp para prepará-lo para lidar com o consumidor na internet.

No caso do WhatsApp, algumas dicas são:

  • Acompanhar o aplicativo constantemente para não deixar o cliente esperando ou sem resposta;

  • Usar linguagem do seu público, de forma profissional, respeitosa, humanizada e amigável;

  • Evitar gírias, abreviações e informalidades excessivas, mas sem ser frio ou robótico;

  • Ser empático e, mais do que querer apenas vender pelo WhatsApp, usar a ferramenta para estabelecer um relacionamento próximo com o cliente.

4. Crie campanhas estratégicas para fidelizar clientes

Para vender pelo WhatsApp de forma estratégica, é importante que você organize os contatos, por meio de etiquetas, como:

  • Cliente Novo PF (Pessoa Física);

  • Profissional de Obras;

  • Profissional de Hidráulica;

  • Construtora

Assim, você cria categorias de clientes conforme o perfil e o estágio na jornada de compra, o que é essencial para criar campanhas específicas. Você pode comunicar promoções, lançamentos, ofertas sazonais – tudo de forma segmentada.

Para deixar tudo ainda mais automatizado, crie uma linha de transmissão. Esse recurso permite enviar uma mensagem para vários contatos de uma só vez. Assim, você consegue ser mais produtivo sem deixar de enviar mensagens personalizadas e individuais.

5. Aposte na função catálogo para mostrar seus produtos

Saber expor corretamente seus produtos de construção civil na loja física é essencial, não é? Pois, para vender pelo WhatsApp, você pode seguir o mesmo conceito. Basta usar a função catálogo.

Para usar o recurso, você deve clicar em “configurações” e depois em “catálogo”. Em seguida, faça o upload das imagens dos produtos e insira informações como preço, descrição e link caso você tenha uma loja virtual ou um site.

Isso é ótimo para deixar seus clientes melhor informados e, assim, agilizar o processo de vendas.

6. Faça boas parcerias para entregar mais valor

Por fim, uma boa dica para aumentar suas vendas on-line é estabelecer boas parcerias. Ao contar, por exemplo, com as tomadas e os interruptores WEG em seu catálogo de produtos, você tem a garantia de revender peças inovadoras, de qualidade e com autoridade no mercado.

Isso agrega valor e gera credibilidade em seu público, tornando as vendas pelo WhatsApp muito maiscerteiras e eficientes.



Fonte: WEG Blog Tomadas & Interruptores